Prêmio instiga a descoberta de uma memória próxima e esquecida

Uma iniciativa que merece atenção por parte dos diversos veículos midiáticos. Em destaque aqueles que se redimiram quanto ao real apoio aos militares em 1964, no presente ano de 2014 (50 anos depois).
Uma iniciativa que merece atenção por parte dos diversos veículos midiáticos. Em destaque aqueles que se redimiram quanto ao real apoio aos militares em 1964, no presente ano de 2014 (50 anos depois).

O Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas é um concurso de monografias com base em fontes documentais referentes ao período do regime militar no Brasil (1964-1985), de periodicidade bienal, instituído pela Portaria nº 95, de 19 de novembro de 2009, e alterado pela Portaria 072/2012, ambas do Diretor-geral do Arquivo Nacional.

A edição 2010 do concurso premiou os trabalhos “O Terror Renegado” (Alessandra Gasparotto), “Todo o Leme a Bombordo” (Anderson da Silva Almeida) e “No Centro da Engrenagem” (Mariana Joffily).

Já a edição 2012 do prêmio, cujo resultado foi divulgado no dia 13 de setembro de 2013, teve como vencedores os trabalhos: Dossiê Itamaracá: Cotidiano e resistência dos presos políticos da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá (1973-1979), de Joana Santos Rolemberg Côrtes; Os vigilantes da ordem: A cooperação DEOPS/SP e SNI e a suspeição aos movimentos pela anistia (1975-1983), de Pâmela de Almeida Resende; e Os protagonistas do Araguaia: trajetórias, representações e práticas de camponeses, militantes e militares na guerrilha, de Patrícia Sposito Mechi.

Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou em grupo, até o limite de 1 (uma) monografia por candidato. Serão classificadas como vencedoras até 3 (três) monografias, que serão editoradas e publicadas, em formato de livro, pelo Arquivo Nacional. (texto extraído do site Memórias Reveladas. Disponível em: http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1436&sid=5. Acesso em: 11 nov. 2014).

Edital do prêmio:

Clique para acessar o dou_11.07.2014__edital_prmio_mr_de_10.07.2014.pdf

Regulamento:

Clique para acessar o edital_regulamento_prmio_de_pesquisa_memrias_reveladas_2014.pdf

Prêmio instiga a descoberta de uma memória próxima e esquecida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s