Cultura do desperdício: prenúncio de um caos generalizado.

Não. Este texto não tem o intuito de fazer meras e pífias críticas ou análises à crise de água na região metropolitana de São Paulo; nem muito menos apresentar soluções a curto ou longo prazo (apesar destas serem necessárias).
O objetivo aqui é atentar para um problema que não está somente presente num caso específico, como São Paulo. Mas também em outras metrópoles, a exemplo do Rio de Janeiro, que abriga em sua região metropolitana mais de 10 milhões de pessoas, ou mesmo em metrópoles regionais, como Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e em metrópoles locais e cidades médias, a exemplo de Maceió, Aracaju, Petrolina, Arapiraca e Itabaiana (SE).
É bem comum avistar poças e rastros de água mesmo em dias quentes na maioria das cidades brasileiras; ou torneiras defeituosas, e até mesmo irrigação sem controle de capim para que o mesmo fique verde para todo sempre. O difícil é saber de onde vem toda essa água; pois para onde ela vai todos sabem ou possuem um mínimo de consenso: o esgoto.
As questões primordiais de reaproveitamento de água e captação da água da chuva; além de uma educação baseada em apontamentos acerca dos prejuízos do desperdício, através de palestras em escolas e em visitas à população em geral, ainda são pontos distantes dentre as políticas públicas municipais e estaduais.
Deste modo, os olhos e o apontar de dedos não devem ser direcionados unicamente para São Paulo, ou para grandes cidades; e sim, para nosso comodismo crônico.

Abastecimento de água deve ser acompanhado por planejamento, logística e educação; e não por racionamento.  Ilustração: Daniel Kondo.
Abastecimento de água deve ser acompanhado por planejamento, logística e educação; e não por racionamento.
Ilustração: Daniel Kondo.
Cultura do desperdício: prenúncio de um caos generalizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s