Rupturas, descobertas, desconstrução de barreiras e a visão de futuro.

Apesar da falta de avaliações e de perspectivas frente à importância da entrada de novos discentes nas universidades brasileiras, o papel destes protagonistas do mundo acadêmico não deve ser deixado de lado, nem minimizado.
São tempos difíceis para grande parte das instituições interiorizadas, onde a infraestrutura precária e a precarização das licenciaturas provocam um efeito de repulsa por parte das presentes e futuras gerações de estudantes do ensino médio, cada vez mais tomados pelas necessidades de “crescer na vida” com os “bons olhos da sociedade”. Ou seja, optar por serem médicos, advogados, juízes, promotores, odontólogos, psicólogos, dentre outras grandes profissões valorizadas com afinco e saliva pela população brasileira, seja elite ou classe C.
Isso é inegável.
O grande desafio dos Campi interiorizados e que se sustentam a partir da formação de professores é o de estabelecer diálogos constantes entre departamentos de distintos cursos, integração da equipe administrativa, melhoria da infraestrutura (mesmo que seja mínima), e a mais do que necessária valorização dos ingressantes. Ingressantes que são a continuidade da existência desses Campi; que passarão pelas rupturas de pensamento com o caminhar dos anos de faculdade, realizando novas descobertas, desconstruindo barreiras e transformando ou tentando transformar o futuro.

Foto: Contêineres são utilizados ao invés de salas na Universidade Federal Fluminense (Campus Rio das Ostras). MONTENEGRO, Luiz. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/no-rio-ensino-superior-cresce-com-universidades-de-lata. Acesso em 14 nov. 2014.

Contêiner utilizado no lugar de estruturas de concreto, por problemas internos na administração.
Contêiner utilizado no lugar de estruturas de concreto, por problemas internos na administração da UFF.
Rupturas, descobertas, desconstrução de barreiras e a visão de futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s