As cores desaparecem: ficção transforma-se em realidade

Na recente estreia do filme 'A Esperança, parte '', inspirado na trilogia de livros 'Jogos Vorazes'; jovens tailandeses reproduziram o mesmo gesto do filme como forma de protesto.
Na recente estreia do filme ‘A Esperança, parte 1”, inspirado na trilogia de livros ‘Jogos Vorazes’; jovens tailandeses reproduziram o mesmo gesto do filme como forma de protesto.

43

O drama distópico de Katniss Everdeen da trilogia ‘Jogos Vorazes’ até parece uma mera e distante ficção. Entretanto, em dias tão escuros, a ficção se confunde com a realidade.

No livro e filme, a jovem luta desde o início contra a opressão que os chamados ‘distritos’ estão submersos pela  ‘Capital’. História que é bem mais complexa do que esta simples descrição que serve a grosso modo para chegar ao ponto de vista proposto.

A recente estreia da primeira parte do último filme da trilogia, ‘A Esperança’ foi marcada por quebra de recordes de bilheteria, e por um protesto silencioso na Tailândia: o levantar de três dias para o alto e o cobrir da boca. Gesto praticado por Katniss como gesto de respeito aos habitantes do Distrito 11.

Os jovens tailandeses estavam protestando contra o recente golpe de Estado em seu país de origem, pela repressão, pela falta de liberdade de expressão e todas as demais regalias que uma ditadura contém.

Infelizmente, nos tempos atuais, a única forma de protesto segura e a única forma de clamar por direitos é levantando três dedos para o alto e sufocando a boca com a outra palma.

‘Nós queimamos a largada, as cores desaparecem’ (Yellow Flicker Beat – Lorde).

As cores desaparecem: ficção transforma-se em realidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s