Violência universitária: ninguém está “nem aí” pra isso

Acabamos de receber em uma das comuns e cotidianas mensagens enviadas para o SIGAA, um texto acerca da violência nas universidades, mais especificamente, os estupros praticados por ESTUDANTES, sem aspas, do curso de Medicina na USP – Universidade de São Paulo.

Para isso, uma mensagem do Dr. Drauzio Varella é copiada. Até aí nada de mais. Em um dos trechos, o famoso doutor global diz o seguinte:

“O caso desses estupros, entretanto, não representa mero desvio de conduta de meninos despreparados, carentes de orientação e acolhimento (…)”

O problema não se resume à elite "sem noção", mas sim, à conivência da universidade.
O problema não se resume à elite “sem noção”, mas sim, à conivência da universidade.

Engana-se por completo, ao referir-se a estes estudantes como pessoas da elite, que conhecem sobre tudo e são orientados sobre tudo. O intuito do texto não é ser politicamente correto; todavia, nem o Drauzio, nem o autor da fatídica mensagem do SIGAA enxergam que o mediador principal de tal questão chama-se UNIVERSIDADE.

Eles são SIM, carentes de orientação. Alguém por acaso já ouviu algum pronunciamento por parte da administração da universidade a fim de combater trotes violentos?

Além do mais, estupros não se resumem à trotes. A violência universitária não se resume a isso. Somos violentados todos os dias, a partir do momento em que são nos é negado os direitos básicos. Quando o transporte público não é disponibilizado pela Universidade para aqueles que habitam comunidades distintas, periferias, povoados. Quando somos chamados de “vagabundos”, “preguiçosos”. Quando um curso se coloca acima de outro.

Contudo, a doce Universidade prefere regar capim com água potável e enviar lições de moral, ao invés de rever por completo a sua forma de administrar.

Violência universitária: ninguém está “nem aí” pra isso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s