Não se culpa ninguém, se questiona (resposta à comentário)

Após comentário publicado acerca do post “Universidade não é escola”, resolvemos esclarecer algumas questões colocadas pelo autor do comentário.

Comentário:

“De fato, a atitude dos estudantes do ensino superior é incompatível com aquela associada à formação de profissionais. Entretanto, o não-cultivo dessa postura por conta dos docentes, em minha opinião, é a maior causa desse problema. A principal missão de um bom professor é INSPIRAR e cobrar do graduando uma postura adequada à posição que o mesmo almeja ocupar no futuro próximo. Ao cobrar avaliações formais com problemas pouco relevantes e oferecer aulas unilaterais, com pouca abertura para discussão, o professor do ensino superior acaba por cultivar os mesmos hábitos praticados no ensino médio.
Culpar o estudante, como posto pelo texto, está senão parcialmente, completamente errado. O bom sistema de ensino é o que recebe alunos desmotivados e devolve líderes inspiradores. Faz isso através da manutenção de um ambiente saudável de aprendizado e comunicação”.

Carta Acadêmica:

“Caro Rafael, a principio, agradecemos a sua participação no Carta Acadêmica. Isso é engrandecedor para toda a equipe do blog.
Entretanto, é de se ressaltar que o objetivo do post não foi o de estabelecer “culpa” a determinado seguimento. Mas o de unicamente transparecer um problema recorrente em várias instituições de ensino: o comodismo.
Na verdade, este é o tema central deste veículo. De certo, há várias questões e causas que devem ser apontadas para explicar a existência do comodismo; que tem como principal consequência, a má formação de jovens e crianças, interferindo diretamente no Ensino Superior.
Por fim, quanto ao despreparo de professores, este é um assunto que não deve ser generalizado. Afinal, a própria criação do Carta Acadêmica foi iniciativa de debates entre discentes; todavia, passou pelo incentivo e consentimento de docentes.
Abraços, e mais uma vez obrigado por participar”.

Não se culpa ninguém, se questiona (resposta à comentário)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s