A beleza está bem diante de nossos olhos

 A correria do dia-a-dia, as provas, os seminários, os projetos de pesquisa; em suma, as responsabilidades da grande maioria dos acadêmicos faz com que o olhar se enturve para as coisas ao redor e se centralize em objetivos muito específicos. É o processo de centralização e construção de um profissional. Construção que em pouquíssimos casos se faz de forma sedimentada e conforme planejada. Já que, a grande maioria dos “futuros pesquisadores conhecidos mundialmente” se tornam professores do Ensino Fundamental (que não é tarefa nada fácil).
Todavia, a questão central que deve ser posta aqui é que nesse processo de construção, onde amizades são escassas, diversões mundanas reduzidas, participações em eventos e aulas intensificadas e uma correria desvairada pelos corredores constatada, há o total esquecimento de que estamos sendo construídos a fim de servir para a sociedade conhecimentos. As pessoas de fora da universidade são rotuladas como inferiores, como o “outro”; o invisível.
O campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe, por exemplo, fica bem próximo às ruas comerciais e à feira, onde pessoas as mais variadas passam e repassam entre barracas de frutas, carnes, peixes, pastel, churros, milho, DVDs piratas, moto táxis, carrinhos de sorvete, picolé, garotos com carroças que servem para transportar compras, homens vendendo bilhetes da Loteria, etc. etc. etc.
É um intenso e imenso mundo ao redor, que deve ser visto com grande ênfase. Entender a dinâmica de toda essa diversidade e o futuro disso. Que não deve ser encarado como um mal a ser exterminado; mas como um processo cultural, social e econômico particular do município; digno de estudos bem mais constantes.
É preciso repetir, gritar, esbugalhar os olhos para alarmar todos os discentes e docentes da UFS que a beleza está bem diante de nossos olhos. E o que é belo deve ser sempre respeitado.

A beleza está bem diante de nossos olhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s