O poder da voz

Muitos falam no poder do silêncio, que é sem dúvidas ou contestações, verídico.
Todavia, existe outro poder, que não serve de medição de forças com esse primeiro, mas que também traz grandes avanços e amadurecimentos para uma comunidade inteira de pessoas: O PODER DA VOZ.

Saber usar a voz é quase tão complexo e árduo quanto saber usar o silêncio. A título de comparações, ambas as tarefas exigem planejamento, união, diálogo e muita paciência (e coloca paciência nisso).
O poder do silêncio é mais do que bem enquadrado quando há discussões entre dois grupos e um terceiro ou quarto grupo registra todos os acontecimentos através da minuciosa e ousada visão, tendo a dura missão de não ser acusado de “sem opinião”, ou a responsabilidade de tomar uma decisão a fim de dar um ponto final. Desse modo, fica claro, que para que o silêncio se torne um poder, ele deve estar acompanhado pela voz.
E como isso é possível?
Simples: escuta-se o que é necessário, reflete-se de forma coletiva e apresenta o ponto de vista.
O primeiro passo é a exclusão de propostas individuais, e o destaque às propostas que sempre pregam o coletivismo. O segundo passo é o diálogo entre os defensores desse coletivismo e o consentimento entre as propostas, sem nenhum tipo de exclusão, mas sim, articulação. O terceiro passo é a apresentação da proposta final a todos (incluindo os que pregam o individual). O quarto passo é ouvir as críticas, os elogios e as razões deles. O quinto passo é a luta pela proposta. O sexto é a oficialização dela.
O poder do silêncio é fundamental; mas quando o silêncio parece eterno, é preciso apresentar a opinião.

O poder da voz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s